Pular para o conteúdo principal

Após 10 horas de sessão, Câmara da Capital aprova polêmica criação de fundação de saúde



Projeto colocou em lados opostos prefeito Fortunati e Sindicato Médico do RS (Simers)









A criação do Instituto Municipal Estratégia de Saúde da Família (Imesf) foi aprovada por 26 votos a favor e 10 contra no início da madrugada desta terça-feira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A votação ocorreu em sessão que durou mais de 10 horas e foi marcada por discussões e debates acalorados.

O projeto de lei do Executivo que propõe o Instituto tramitava no Legislativo desde o final do ano passado. Conforme a proposta, que começou a ser avaliada pelo plenário da Câmara em 13 de dezembro, o Imesf será uma fundação pública de direito privado com o objetivo de operar uma rede integrada e articulada de serviços de saúde.

A criação do Instituto colocou em lados opostos o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) por prever que a fundação pública contrate funcionários celetistas (sem estabilidade de emprego dos servidores públicos), por meio de concurso público. A entidade defendia que os novos funcionários fossem estatutários, ou seja, vinculados à administração direta.

Na proposta apresentada por Fortunati está a contratação de 1.386 funcionários e a criação de quatro cargos em comissão, sendo que um deles é a presidência do Instituto, que será de responsabilidade do secretário da Saúde. A previsão é de ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF) de 86 para 140 equipes na primeira fase. A ideia é que, em 2012, Porto Alegre conte com 200 unidades do programa.
ZERO HORA

Comentários

Anônimo disse…
Engraçado né:

O Presidente da Fundação será o atual Secretário da Saúde de Porto Alegre.


A saúde está precária? Concordo! Mas será que não é um problema de gestão?


Afinal, o que o Sr Secretário da Saúde irá fazer para melhorar a saúde agora de tão diferente como Presidente da Fundação?


Só espero que a ZH divulgue a foto e o nome dos 26 vereadores que votaram a favor da privatização da saúde em Porto Alegre.

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p