segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hwadu: Meditando com seu koan.


Postado por Jeane Dal Bo no A Escola de Koans




A Meditação Hwadu é uma técnica onde podemos meditar seguindo uma pergunta. 

As mais usadas são:

"O que é isso?" ou "Quem sou eu?"

O Hawdu veio com os koans. Na verdade o koan é apenas o enunciado, ou dialogo, entre o mestre e o aluno, mas no final há uma ou mais perguntas a serem respondidas. Se o aluno não responde a pergunta do koan ele pode levar essa pergunta para seu dia a dia ou se estiver em retiro para a meditação sentada, caminhando, as tarefas diárias e tentar encontrar a resposta. A isso chamamos: manter o foco no seu koan. Quando não respondemos nosso koan de trabalho de casa, homework, nós o levamos conosco e continuamos a trabalhar nele até que haja uma nova oportunidade de tentar dar mais uma resposta, em um outro encontro com o professor de koans.


Um exemplo de um koan que acho bem interessante. Eu não o respondi ainda por completo. Pelo menos a a pergunta principal ainda não respondi.


O enunciado é assim:

O mestre tal...fala para o aluno tal..."Um búfalo passou pela janela. Sua cabeça, chifres e as quatro patas também passaram pela janela, mas o rabo do búfalo não passou."


1.Onde está o Búfalo? 
2.Como a cabeça, os chifres e as patas do búfalo passaram pela janela? 
3.Por que o rabo não passou?


A terceira pergunta "Por que o rabo não passou pela janela?" pode ser um Hawdu, pois é essa que o professor vai nos perguntar.


Quando temos um mestre podemos bater koans com ele via skype, se ele costuma usar essa ferramenta de comunicação ou por Email. Mas antes precisamos conhecer e estabelecer contato com algum professor de koans. Para quem pode, o ideal é passar um tempo morando em um centro zen, ou próximo a ele. Quanto mais oportunidades de praticar mais crescemos no processo.

Postado por Jeane Dal Bo
Postar um comentário