domingo, 23 de setembro de 2012

Irmãos no Zen: Vila Zen, Rio Grande do Sul


O Via Zen de Porto Alegre foi o primeiro espaço de contato com o Zen Budismo que tive. Devo muito ao Via Zen. A Sensei Moriyama Roshi, Sensei Coen Roshi, Monge Dengaku e a Monja Shoden. Sempre lembro que foi graças ao Via Zen que tive a sorte de encontrar minha Sensei Isshin.

A "Vila Zen" é um antigo projeto do Sensei Moriyama Roshi para a comunidade do Via Zen.

Sensei Moriyama Roshi foi Orientador Espiritual do "Via Zen" de Porto Alegre e fundador da Vila Zen em Viamão. A ideia era um local de prática que fosse localizado próximo do centro de Porto Alegre, mas ainda assim, com a privacidade e tranquilidade do interior. O Sensei Moriyama Roshi tratava o projeto como a construção de um "Centro de Treinamento Zen nas montanhas". De 1998 para cá a Comunidade Via Zen ja fez muitas melhorias.

Hoje o Vila Zen conta com uma infraestrutura básica, com duas casas mobiliadas, luz e água, que permite uma pratica regular. O objetivo da Associação Zen Budista do Rio Grande do Sul para esse local é constituir nele uma comunidade Zen Budista (Vila Zen) para prática de sesshins (retiros) e experiência em vida comunitária. A Sangha (grupo de praticantes), passo a passo, tem contribuído para a realização deste projeto, desde a doação da área pelo praticante Luiz Afonso Ramos e Ivone Eido; passando pela doação, em dinheiro, de Togari-Roshi para a construção das casas; pelo esforço de toda a Sangha na gestão de Rücker Chisan, em especial a ele mesmo, para execução das construções; pelo esforço de Ricardo Ensho e colaboradores para a instalação de rede hidráulica; de Denise Zaions, em conseguir a rede elétrica. Ainda os inumeráveis esforços de inúmeros praticantes e simpatizantes que com sua dedicação e doação em construindo este espaço.

Colabore com as melhorias da Vila Zen


A previsão de término das obras do templo é fevereiro 2013.




Fontes:






Postar um comentário