sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Não existe felicidade sem prudência, beleza e justiça


da Livraria da Folha


Quem escreveu estas recomendações:

  • Cultive só coisas e situações prazerosas e saudáveis.


  •  Não tenha medo da morte. 

  • Valorize uma vida simples, mas rica em significados. 

  • Busque a sabedoria desde cedo.

  • Quanto mais conhecimento acumular, mais forte será para enfrentar os desafios do mundo.

  •  A felicidade do homem reside na tranquilidade da mente. 

  • Nunca é tarde para alcançar esse estado de espírito.


Quem pensou em Budha deu com a bola na trave... estes são idéias de um quase contemporâneo seu o filósofo Epicuro (341 a.C. -270 a.C.).


Esses ensinamentos despontaram no mundo grego, três séculos antes do nascimento de Cristo, na "A Carta sobre a Felicidade", endereçada a Menesceu, o seu mais querido discípulo, a obra orienta o seguidor sobre os requisitos para a saúde da alma.

"Não existe vida feliz sem prudência, beleza e justiça", escreve Epicuro, para quem "as virtudes estão intimamente ligadas à felicidade, e a felicidade é inseperável delas".

Lançada pela editora Unesp, trazendo também a transcrição em grego, "A Carta sobre a Felicidade" traz uma introdução sobre quem foi Epicuro e sua doutrina filosófica. Há referência ao "Jardim de Epicuro", onde se instalou sua famosa escola ateniense, envolta em lendas e mitos. Falava-se que o lugar abrigava festas em que o prazer era a palavra de ordem. Não é à toa que o movimento hippie faz referências ao pensamento epicurista.

"Acostuma-te à ideia de que a morte para nós não é nada, visto que todo bem e todo mal residem nas sensações, e a morte é justamente a privação das sensações. A consciência clara de que a morte não significa nada para nós proporciona a fruição da vida efêmera, sem querer acrescentar-lhe tempo infinito e eliminando o desejo de imortalidade", escreve Epicuro para seu discípulo.
*
"Carta sobre a Felicidade"
Autor: Epicuro
Editora: Unesp
Páginas: 52
Quanto: R$ 5,10 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha
Postar um comentário