quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Akidô

Akidô por Shoji Nishio (1927-2005, 8th dan Aikido, 7th dan Iaido, 6th dan Karate, 5th dan Judo). Aluno (uchi-deshi) de Morihei Ueshiba e fundador do Estilo "Aiki Toho Iaido" onde "Iaidō" (em japonês: 居合道) é a arte marcial japonesa do desembainhar da espada, Como se vê no vídeo.

Antes:



Aikidô ou aiquidô[Nt 1][1][2] (em japonês: 合気道, transl. aikidō) é uma arte marcial criada no Japão na década de 1940 pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam Ô-Sensei ("grande mestre") ou fundador (a expressão sensei quer dizer aquele que sabe).

O termo aikidô é composto por três caracteres kanji:
  • Ai : harmonia 合
  • Ki : energia 気
  •  : caminho 道

Não existe tradução correta para Aikido.Aqui temos duas:"Caminho para harmonização de energia" e "Caminho para harmonia de energia" "Ki" é o mesmo que "Chi" do chinês.Estes termos são os que entram em energia.A energia que flui de cada ser.
O termo  pode ser achado no judô ou no kendo, ou na arte da caligrafia (shodō) ou do arranjo de flores (kadô). O termo aiki refere-se ao princípio da luta de absorver o movimento dos atacantes para controlar suas ações com o mínimo esforço. Se inspira no tao ou o todo ou o caminho, não se admitindo competição e onde o treino procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas: bokken ou bokutô (espada de madeira),  (bastão curto) e tanken outantô (faca de madeira).

  • Em combate, não há o costume de recuar.
  • Se o adversário puxa o aiquidoca, este o empura e logo o gira.
  • Se o adversário avança, o aiquidoca o gira e tão logo o puxa.
  • Se especializa em torções dos membros superiores, bem como mãos e dedos, além de desequilíbrios.

Na sua teoria espiritual, parte fundamental da luta, o aiquidô busca a harmonia dos seres com uma energia universal chamada Ki, comum às práticas zen e à ioga. Este termo não tem uma tradução estrita para o português, podendo denotar diversos conceitos: respiração, sopro vital, espírito, energia ou intenção (nas imagens quem está aplicando a técnica é denominado tori ou nage e quem sofre a aplicação é chamado uke).


O fundador do aiquidô [3] nasceu no Japão no dia 14 de Dezembro de 1883 e faleceu em 26 de abril de 1969. Durante a infância, presenciando com frequência malfeitores espancarem seu pai por problemas políticos, decidiu fazer-se forte para poder se vingar. Tornou-se mestre em vários estilos de jiujitsu, espada e lança, mas, apesar de suas impressionantes capacidades físicas e marciais, sentia-se insatisfeito. Voltou-se para o estudo religioso, na esperança de encontrar um significado mais profundo para a vida e, pela combinação de seu treino com suas ideologias religiosas e políticas, criou a moderna arte marcial AIKIDO. Ueshiba decidiu-se pelo nome AIKIDO em 1942 (antes ele a denominou aikibudo e aikinomichi).
Ueshiba concebeu o aiquidô a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o Daito-ryu aikijujutsu, com senseiSokaku Takeda, o kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto), sendo outro de seus mestres Onisaburo Deguchi, líder da seitaOomoto-kyo, no Japão. Seus sucessores principais foram Kishomaru Ueshiba (1921 - 1999) e Moriteru Ueshiba (1951), descendentes e herdeiros.

Seguindo:



Postar um comentário