quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mente objetiva


Dalai Lama (Tibete, 6 de julho de 1935 ~)

Há um ditado indiano: se você foi atingido por uma flecha envenenada, é preciso primeiro removê-la. Não há tempo para perguntar quem atirou, que tipo de veneno há nela e tudo mais. Primeiro, lide com o problema imediato, mais tarde podemos investigar.

De modo similar, quando encontramos sofrimento humano, é importante responder com compaixão em vez de questionar a política por trás das pessoas que ajudamos. Em vez de perguntar se o país delas é inimigo ou aliado, devemos pensar: “esses são seres humanos, eles estão sofrendo, e têm um direito à felicidade igual ao nosso”.

Nossa atitude em relação ao sofrimento é muito importante porque pode afetar como lidamos com ele quando surge. Nossa atitude usual consiste em uma aversão intensa e intolerância em relação à nossa própria dor e sofrimento. Contudo, se pudermos transformar nossa atitude, e adotar uma que nos permita maior tolerância, isso pode nos ajudar bastante a contrabalancear sentimentos de infelicidade, insatisfação e descontentamento mentais.

Postar um comentário