Pular para o conteúdo principal

Aflições inimigas


Shantideva

Raiva, luxúria, essas inimigas,

Não têm membros nem qualidades,

Não têm bravura, nem inteligência.

Como então foram me reduzir

 a tal escravidão?


Elas residem em minha mente

E me machucam à vontade.

Tudo isso eu sofro submisso;

Assim, minha paciência é desprezível,

estando num lugar completamente errado.


(“O Caminho do Bodisatva” 4 | 28-29  ~ Shantideva – Índia, séc. 8)




Podemos nos perguntar: o que nos faz tão estúpidos? A aversão e o desejo são de fato os pais da existência samsárica. Junto com a ignorância e as outras aflições, elas são nossos próprios inimigos internos. Mas esses inimigos não são como soldados com corpos físicos, cabeças e membros, equipados com armaduras e todo tipo de armas, capacetes e insígnias. Eles não são de modo algum corajosos heróis. Pelo contrário, são preguiçosos. Além de tudo, não são nem inteligentes ou habilidosos em nos enganar. Na verdade, são bem estúpidos.

Como é então, pergunta Shantideva, que essas aflições reduziram a nós e todos os demais — professores e patronos, elevados e baixos, fortes e fracos — a esta condição abjeta de escravidão e sofrimento, destituídos de qualquer liberdade? Como é que — ao buscar fama e honra, bem-estar e prazer — nem relaxamos de dia nem dormimos à noite? Somos escravos do nosso desejo, escravos de nossa aversão, a ponto de quem nem evitamos as ações que vão custar nossas vidas. Impotentes, estamos a mercê de nossas emoções, que nos atormentam com todos os sofrimentos da escravidão.

E essas emoções não têm outra morada se não o templo de nossas mentes. É bem aqui que realmente servimos nossas emoções de apego e ódio como se elas fossem nossas convidadas. Nós somos seus escravos e criados. O que quer que elas queiram, nós entusiasticamente realizamos, mesmo se — como retribuição — elas nos prejudiquem ilimitadamente a seu bel prazer nesta e em vidas futuras.

E, ainda assim, suportamos tudo. Nós toleramos essas aflições, nossas inimigas, sem o menor ressentimento. Esse é o tipo de paciência que temos, totalmente abjeta e fora de lugar, um objeto de desprezo dos budas e seus filhos bodisatvas.



Kunzang Pelden * (Tibete, 1872-1943):  “The Nectar of Manjushri’s Speech”, parte 2 | 4

* Khenpo Kunzang Palden, grande estudioso da tradição Nyingma, e um discípulo íntimo e biógrafo de Patrul Rinpoche.

Grato blog Samsara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.