quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER:


Pouca gente lembra, mas o dia "internacional" da mulher nasceu por razões menos comerciais e mais nobres... O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial.

Essas manifestações marcaram o início da Revolução Russa de 1917, que derrubou o governo Czarista e teve como resultado desse processo a criação da "União Soviética" e do primeiro país socialista do mundo.

Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960.

Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial.

Deixou-se de "pensar" na fragilidade "social" do papel da mulher para edificar uma visão "romântica" da mulher.


Seja para valorizar os aspectos sociais que precisam ser repensados, seja para valorizar suas qualidades como objeto de nossa adoração:



Postar um comentário