sábado, 3 de março de 2012

A diferença


Eu conheci este conto a muitos e muitos anos... e ele me foi apresentada assim. Mas na web te um nº maior de versões sobre colheres longas... da na mesma, mas prefiro a versão que perdurou em minha memória, lá vai:

Um rabino muito justo e sábio, para solucionar uma grave dúvida de sua comunidade foi visitado em sonho por um anjo. Este lhe disse que seria permitido que visitasse o inferno (Gehenna*) e o paraíso (Gan Éden).
 
Primeiramente foi levado ao purgatório, de onde provinham os gritos mais horrendos dos rostos mais angustiados que já virá. Estavam todos sentados numa grande mesa. Sobre ela, se viam iguarias, comidas das mais deliciosas que se possa imaginar, com a prataria e a louça mais maravilhosa que jamais se vira.
 
Não entendendo porque sofriam tanto, o rabino prestou mais atenção e viu que seus cotovelos estavam invertidos, de tal forma que não podiam dobrar os braços e levar aquelas delícias às suas bocas, mesmo que pudessem alcançar todas as maravilhosas iguarias estas acabavam jogadas no chão ou aos ombros.
 
O rabino, então, foi levado ao paraíso, onde se ouvia deliciosas gargalhadas e onde reinava um clima de festa.
 
Porém, ao observar, para sua surpresa, encontrou o mesmo ambiente: todos sentados à mesma mesa que vira no purgatório, contendo as mesmas iguarias, as mesmas louças e os mesmos cotovelos invertidos.
 
Mas ali havia um detalhe muito especial: cada um levava a comida à boca do outro... e ninguém ficava sem auxílio.
 


·         Gehenna (Grego γέεννα ), Gehinnom (Rabínica hebraico : גהנום / גהנם ) e iídiche Gehinnam , são termos derivados de um lugar fora antiga Jerusalém conhecida na Bíblia hebraica como o Vale do Filho de Hinom (em hebraico: גֵיא בֶן - הִנֹּם ou גיא בן - הינום ), um dos dois vales principais em torno da Cidade Velha . Na Bíblia hebraica, o local onde foi inicialmente apóstata israelitas e os seguidores de várias Ba'als e deuses Caananite, incluindo Moloch , sacrificaram seus filhos pelo fogo ( 2 Crônicas 28:3. , 33:6 ; . Jeremias 7:31 , 19 :2-6 ). Na escritura judaica, cristã e islâmica, Gehenna é um destino dos ímpios. Este é diferente do mais neutro Seol / Hades , a morada dos mortos, embora a versão King James da Bíblia traduz tanto com a anglo- Saxon palavra inferno .
·         Gan Éden, o Jardim do Éden (do hebraico Gan Eden, גן עדן) é o local onde ocorreram os eventos narrados no Livro do Génesis. O Jardim do Éden, Jardim das Delícias ou Paraíso Terrestre é na tradição das religiões abraâmicas o local da primitiva habitação do homem e o possível lugar de retorno dos mortos que tiverem mérito.
Postar um comentário