Pular para o conteúdo principal

Palestra ~ O Buddha fala sobre Superação

Dias 3 e 4 de abril – palestras em Porto Alegre/RS


 O Buddha fala sobre Superação
das 20h00 às 21h30, terça e quarta
Palestrante:  Ricardo Sasaki
♦ Local: Rua Alfredo Schuett, 686, Bairro Três Figueiras – Porto Alegre, RS

 Participação: R$ 50,00 pelos dois dias

 Fone para inscrição e informações: Cristiane: (51) 9134.4084 | Liana (51) 9146.4646
 por email: pampas@nalanda.org.br

 Faça sua inscrição agora!



Dhammacariya Dhanapala (Ricardo Sasaki) é o Diretor-Fundador do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, através do qual ministra cursos, workshops e retiros de Meditação, Ensinamentos Buddhistas e Religiões Comparadas, além do trabalho de escrita e tradução, com livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. Ricardo Sasaki é também psicólogo clínico e um dos diretores-fundadores do Colegiado Buddhista Brasileiro, uma entidade sem fins lucrativos que congrega os professores buddhistas atuando no Brasil.

Dedicado ao Buddhismo desde o começo dos anos 80, recebeu ensinamentos de renomados professores buddhistas, como Ajahn Buddhadasa (um dos mestres fundamentais da linhagem das florestas) e Anagarika Munindra (professor dos principais ocidentais que trouxeram Vipassana para o Ocidente), recebendo certificação como dhammacariya (professor de Dharma – pronuncia-se ‘dhammatchária‘ : Dhamma/skr.Dharma = ensinamento do Buddha  : Acariya = professor/mestre) doAggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw, na época o monge mais senior da Birmânia (Myanmar) vivendo no ocidente e um dos mais renomados monges e mestres de meditação e Abhidhamma do século (sendo conhecido como um dos Três Leões do Abhidhamma – a psicologia/física buddhista-, ao lado de U Silananda Sayadaw e Ven. Bhikkhu Bodhi), da linhagem birmanesa do Buddhismo Theravada.
Em janeiro de 2010 foi agraciado pela Sangha birmanesa e o Ministério de Assuntos Religiosos de Myanmar com o título de “mahasadhammajotikadhaja” por serviços significativos para a purificação, perpetuação e desenvolvimento do Buddha Sasana (tradição buddhista) em Pariyatti (estudo) e Patipatti (prática). É também ministro laico e professor de Dharma autorizado na linhagem Mahayana de Sensei Gyomay Kubose, com o nome de Dharma, Shaku Ryushin, e é o responsável na América do Sul pela veiculação dos ensinamentos do Venerável Ajahn Buddhadasa, o renomado monge e renovador do Buddhismo thailandês da linhagem das florestas do Buddhismo Theravada.
Seu interesse se concentra num desenvolvimento harmônico entre conhecimento teórico e prática meditativa bem fundamentados, utilizando de material canônico, pesquisa histórica, estímulo de grandes mestres e exemplos práticos do dia-a-dia, buscando oferecer recursos e inspiração para que os praticantes, tanto individualmente quanto em grupo, possam se tornar verdadeiros “estudantes do Dhamma”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E.é um acrônimo (um acrônimo é uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise¹. Aqui está um resumo dos passos: 1. **Aceite** a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. 2. **Contemple** as coisas ao seu redor para se afastar da observação interna. 3. **Aja** com sua ansiedade, mantendo-se ativo e diminuindo o ritmo. 4. **Libere** o ar de seus pulmões, respirando devagar e calmamente. 5. **Mantenha** os passos anteriores, repetindo-os até que a ansiedade diminua. 6. **Examine** seus pensamentos para evitar previsões catastróficas. 7. **Sorria**, reconhecendo que você conseguiu superar o momento desagradável. 8. **Espere** o melhor, lembrando que a ansiedade é uma resposta normal. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáv

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p