sexta-feira, 16 de março de 2012

Palestra ~ O Buddha fala sobre Superação

Dias 3 e 4 de abril – palestras em Porto Alegre/RS


 O Buddha fala sobre Superação
das 20h00 às 21h30, terça e quarta
Palestrante:  Ricardo Sasaki
♦ Local: Rua Alfredo Schuett, 686, Bairro Três Figueiras – Porto Alegre, RS

 Participação: R$ 50,00 pelos dois dias

 Fone para inscrição e informações: Cristiane: (51) 9134.4084 | Liana (51) 9146.4646
 por email: pampas@nalanda.org.br

 Faça sua inscrição agora!



Dhammacariya Dhanapala (Ricardo Sasaki) é o Diretor-Fundador do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, através do qual ministra cursos, workshops e retiros de Meditação, Ensinamentos Buddhistas e Religiões Comparadas, além do trabalho de escrita e tradução, com livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. Ricardo Sasaki é também psicólogo clínico e um dos diretores-fundadores do Colegiado Buddhista Brasileiro, uma entidade sem fins lucrativos que congrega os professores buddhistas atuando no Brasil.

Dedicado ao Buddhismo desde o começo dos anos 80, recebeu ensinamentos de renomados professores buddhistas, como Ajahn Buddhadasa (um dos mestres fundamentais da linhagem das florestas) e Anagarika Munindra (professor dos principais ocidentais que trouxeram Vipassana para o Ocidente), recebendo certificação como dhammacariya (professor de Dharma – pronuncia-se ‘dhammatchária‘ : Dhamma/skr.Dharma = ensinamento do Buddha  : Acariya = professor/mestre) doAggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw, na época o monge mais senior da Birmânia (Myanmar) vivendo no ocidente e um dos mais renomados monges e mestres de meditação e Abhidhamma do século (sendo conhecido como um dos Três Leões do Abhidhamma – a psicologia/física buddhista-, ao lado de U Silananda Sayadaw e Ven. Bhikkhu Bodhi), da linhagem birmanesa do Buddhismo Theravada.
Em janeiro de 2010 foi agraciado pela Sangha birmanesa e o Ministério de Assuntos Religiosos de Myanmar com o título de “mahasadhammajotikadhaja” por serviços significativos para a purificação, perpetuação e desenvolvimento do Buddha Sasana (tradição buddhista) em Pariyatti (estudo) e Patipatti (prática). É também ministro laico e professor de Dharma autorizado na linhagem Mahayana de Sensei Gyomay Kubose, com o nome de Dharma, Shaku Ryushin, e é o responsável na América do Sul pela veiculação dos ensinamentos do Venerável Ajahn Buddhadasa, o renomado monge e renovador do Buddhismo thailandês da linhagem das florestas do Buddhismo Theravada.
Seu interesse se concentra num desenvolvimento harmônico entre conhecimento teórico e prática meditativa bem fundamentados, utilizando de material canônico, pesquisa histórica, estímulo de grandes mestres e exemplos práticos do dia-a-dia, buscando oferecer recursos e inspiração para que os praticantes, tanto individualmente quanto em grupo, possam se tornar verdadeiros “estudantes do Dhamma”.
Postar um comentário