Pular para o conteúdo principal

Vídeo: Aparências…


Por Monja Isshin.

Tags: 

arte de Oleg Shuplyak
Esta pintura, ao meu ver, retrata perfeitamente o Vazio dos Cinco Agregados (Sutra do Coração da Grande Sabedoria).
O artista, Oleg Shuplyak, é um pintor talentoso ucraniano que usa imagens ocultas para transformar suas obras em alucinantes ilusões de óptica.

Arquiteto por formação, dedicou sua vida a “não concepção” de edifícios e estruturas, pintura e ensino. Atualmente, ensina desenho e pintura na escola de arte para crianças em uma pequena cidade ucraniana – Berezhany.

Acabo de retornar de um retiro no CEBB (Centro de Estudos Budistas) com o norte-americano Alan Wallace sobre a meditação Shamatha e Vipassana no método Dzogchen da escola Nyingma do Budismo Tibetano, onde pude observar as grandes semelhanças, no meio das diferenças (meios hábeis) entre este método e o método Soto Zen. O método baseia-se na tomada da “mente como caminho para a liberação”. Para citar um pequeno trecho do texto que estudamos durante o retiro, transcreo o seguinte: “Portanto, espaço, eu, os outros e todos os objetos dos sentidos têm um só sabor; certamente não são separados. 

Além disso, é a luminosidade do próprio espaço, e nada mais, que faz com que as aparências se manifestem. A natureza essencial da mente e sua base é o próprio espaço. Várias aparências ocorrem no reino da cognição mental – consciência límpida, clara e sempre presente. A manifestação dessas aparências é como reflexos em um espelho ou imagens de planetas e estrelas numa poça de água límpida e clara.”

Isto é Dzogchen! Isto é Zen!

Site do artista (na língua original ou com tradução do Google).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o