Pular para o conteúdo principal

Se você tem 45 anos já esta na hora de cuidar de seu cérebro


Por Helena Ometto

Funções do cérebro começam a declinar aos 45 anos

Potencialidade do cérebro humano
A University College de Londres (Inglaterra), divulgou um novo estudo que revela a diminuição da capacidade do cérebro humano a partir dos 45 anos de idade

A pesquisa foi publicada na revista científica British Medical Journal.

Pesquisas anteriores revelaram que a capacidade cognitiva humana começa a decair a partir dos 60 anos de idade, mas esse novo estudo adiantou a preocupação.

Durante 10 anos, testes foram aplicados a cerca de 5 mil homens e 2 mil mulheres entre 45 e 70 anos, avaliando  memória, vocabulário e habilidades cognitivas, como raciocínio e expressão oral. Esses testes foram realizados em conjunto com um estudo mais amplo, com acompanhamento médico e exames individuais.

Entre 45 e 49 anos, o rendimento do raciocínio caiu 3,6% tanto para homens quanto para mulheres, enquanto entre 65 e 70 anos a taxa de queda foi de 9,6% em homens e 7,4% para mulheres. Dentre as capacidades analisadas, o vocabulário foi o menos afetado com o passar dos anos.

De acordo com os dados, o processo de demência e doenças neurológicas da velhice se desenrola ao longo de duas ou três décadas e quanto mais cedo for identificada, maiores as chances de sucesso do tratamento, que pode mudar e amenizar a trajetória do envelhecimento cognitivo.

Agora a pesquisa pretende analisar os indivíduos que apresentam um declínio de atividades cerebrais mais precoce, entender suas causas e saber como interrompê-lo.

A taxa de demência na população segue o mesmo padrão de estilo e hábitos de vida adotados, principalmente em relação ao fumo e prática de exercícios físicos. A tendência é que a taxa aumente daqui alguns anos.

A doença de Alzheimer também pode ser analisada através desse estudo, que aponta a necessidade de um conhecimento mais amplo sobre quais os sinais emitidos pelo cérebro alertam sobre a demência e outras doenças relacionadas.

O estudo pretende identificar quais as alterações cerebrais podem auxiliar no diagnóstico de demência e também conscientizar a população sobre hábitos saudáveis, como manter uma dieta regular, controlar a pressão arterial e o colesterol e parar de fumar.

Comentários

Maranganha disse…
Tenho 14 anos ainda.

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.